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Tenha o apoio de um verdadeiro profissional

A concorrência no mercado de dança está cada vez maior, você já percebeu.

São cada vez mais bailarinas dançando, novas escolas abrindo as portas e você se pergunta: e agora, o que faço?

São muitas as opções e tudo depende do seu momento de carreira. Se está no começo da sua trajetória, seja como bailarina ou como professora, busca visibilidade. Por outro lado, se já tem algum tempo dentro desse mercado, busca mais exposição ou tenta não sucumbir às novas entrantes. Ou ainda, a visibilidade que tem conseguido não é exatamente aquela que você desejava.

Em todos esses casos, a resposta é única. O fator determinante para o seu sucesso é o seu diferencial. A futura aluna ou o contratante escolherão você se perceberem no seu trabalho uma vantagem real.

E o que pode ser um diferencial? Não é apenas algo de diferente, e sim algo que você notadamente domina e que se destaca da concorrência, seja como escola de dança ou como bailarino. E pode acreditar, todo mundo tem um diferencial, mas, na maioria das vezes, ele está pouco exposto. Se o seu diferencial não está aparecendo, os diagnósticos possíveis são dois: ou você está inseguro em relação a ele, ou você não está sabendo comunica-lo adequadamente em seus canais de divulgação – ou as duas coisas.

Não basta observar todo o mercado e escolher qual será seu diferencial, é preciso que seja uníssono aos seus valores e ao seu propósito. É preciso compreender, de dentro para fora, quem você quer ser e o legado que você pretende deixar neste mercado.

Assim como um aprendiz de dança deve buscar profissionais que possam orientar sua trajetória de aprendizado, bailarinos devem buscar profissionais de comunicação que sejam capazes de direcionar a trajetória de marketing e comunicação. Uma boa agência vai, junto com você, entender qual a sua proposta de trabalho, analisar seu mercado e a concorrência e chegar a um plano de ação de publicidade e marketing.

Com este plano, serão traçadas suas metas de comunicação e sua identidade visual, definindo como sua imagem vai aparecer em todos os pontos de contato com seu público. Determinado este objetivo, monta-se uma estratégia que definirá quais são as ações que levarão até esse objetivo. Desde fazer um evento, criar um novo site, fazer uma boa campanha no Facebook, criar um canal de vídeos…qualquer ação pode ser fonte de visibilidade se for feita do jeito certo, com planejamento e muita estratégia.

Uma comunicação eficiente, que traga resultados, não pode ser negligenciada – não se trata apenas de fazer uma divulgação aqui e outra lá e esperar que os clientes batam à porta. Assim como o YouTube sozinho não faz uma excelente bailarina, a prática do faça você mesmo, sem orientação e acompanhamento, não conduz sua divulgação a um real – e sustentável – sucesso.

Dificilmente você vai dar conta de fazer tudo relacionado à sua carreira sozinha, então foque no que é importante: dançar muito bem, dar aulas incríveis! E delegue as outras necessidades para profissionais qualificados. 

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