comportamento, gestão

Como cumprir suas promessas de fim de ano

Quando vai chegando o final do ano, é sempre a mesma história.

Uma revisão dos sucessos conquistados, o aprendizado com os erros e aquela lista infinita de promessas de Ano Novo que, possivelmente, você já não cumpriu no ano anterior – e se continuar assim, também não vai cumprir no ano seguinte.

 

Os anos de promessas não cumpridas e sonhos não realizados acabaram: vamos ensinar uma fórmula para que você transforme seus desejos em fatos e seus sonhos em realidade – sem a ajuda de nenhum gênio da lâmpada, é claro.

Para começar, não vamos fazer promessas. As promessas guardam um desejo de realidade em algum lugar que está sempre no futuro. Visualize mentalmente como você quer estar no final do próximo ano, quais tarefas cumpriu, quais hábitos incorporou e quais deixou de lado. Pensou?

Essas são as suas metas, ou seja, cenas do presente que acontecerão no futuro – sim, estamos certas de que acontecerão, porque você estará pronta para que essa visualização seja, em algumas semanas, parte da sua realidade.

Faça uma lista de tudo que planeja realizar, escolha a mais importante e nos acompanhe neste exercício. Responda as seguintes questões – mas responda por escrito, só mentalmente não vale.

 

eSpecificar: Qual a sua meta? Quanto mais específica melhor.

 

Medir: Qual número vai medir o seu desempenho?  Pode ser número de shows, de alunas, de passos novos, entre outros. O importante é que você tenha como medir o seu sucesso.

 

Alcançar: Como você pretende alcançar o seu objetivo? Trace aqui quais atitudes e quais tarefas podem ser realizadas para te levar até sua meta. Aulas com “aquela professora” ou estratégias de marketing para o público do meu bairro são exemplos. Pense no seu objetivo e o que precisa fazer para chegar lá.

 

Realizar: Toda meta tem de ter um significado pessoal. Por que você deseja ter essa meta cumprida? Aqui a resposta é sempre muito particular, mas o objetivo é encontrar a sua motivação mais profunda. Quer fazer mais shows porque quer conquistar reconhecimento no seu mercado? Vale. Quer ter mais alunas porque acredita que a Dança do Ventre pode melhorar a vida de mulheres e rapazes? Vale também. O importante é que seja a sua verdadeira motivação.

 

Temporizar: Aqui vamos estabelecer o prazo. Em quanto tempo você vai ver essa meta realizada? Não vale “um ano”, “seis meses” ou algo do gênero – queremos uma data, se possível exata, para quando você pretende ter essa meta cumprida. Quer realizar o espetáculo de final de ano com 50 alunas no elenco? Estabeleça uma data e escreva no papel, junto com as outras informações.

 

Faça isso para cada meta que tiver e mantenha sempre visível na sua rotina. Se mudarem as metas, mude os planos e refaça todas essas perguntas e não hesite em nos mandar suas metas para que possamos acompanhar e verificar se as perguntas foram respondidas corretamente.

No mundo dos negócios, chamamos isso de método Smart, um acrônimo que brinca com a palavra “esperta”, em inglês. Pode até parecer um exercício de futurologia, principalmente se você acredita em máximas como “nem tudo está sob nosso controle” ou “não era para ser”, mas com essa ferramenta vamos te levar um passo além.

Nosso convite é para que você tire suas realizações da mão do destino e traga para a suas mãos. Aceita o desafio?

Leave a Reply